06 Estratégias que Diminuem a Ansiedade

Quando se trata de ansiedade duas coisas são certas: 1) os sintomas da ansiedade são desagradáveis. 2) todas as pessoas têm que enfrentar a ansiedade pelo menos de vez em quando.

Já que a ansiedade é inevitável, mas ninguém gosta dela, seguem 06 estratégias que vão te ajudar a enfrentá-la e a passar por ela com menos sofrimento.

01 Descatastrofização – por pior que seja o acontecimento, sempre há maneiras de lidar com ele. Todas as pessoas têm habilidades para superação, capacidade de readaptação e ferramentas de resolução de problemas. Dificilmente o seu problema é uma catástrofe. Então, não trate-ansiedadeo como uma. Quando a ansiedade aparecer enumere as possibilidades de solução, pense em como resolveu problemas parecidos de outras vezes. Ao invés de se deixar levar pela ansiedade relativize o acontecimento, encare o fato com racionalidade, sempre há uma solução.

02 Aumente seu autoconhecimento – conhecer seu corpo e suas emoções fará com que você reconheça uma crise de ansiedade bem no início, quando é mais fácil interrompê-la. Desligue o “piloto automático” do seu funcionamento fisiológico e emocional, assim você terá mais controle sobre seus sentimentos e poderá diminuir os sintomas da ansiedade. Se observe, faça um diário de suas emoções, faça psicoterapia.

03 Não antecipe problemas – se você parar e pensar nas suas preocupações verá que a maioria não chega a acontecer, fica apenas na esfera do sofrimento por antecedência. Existe uma forte relação entre ansiedade e antecipação de resultados negativos, se você conseguir controlar esses pensamentos diminuirá consideravelmente a ansiedade. Não sofra por antecedência.

04 Aprenda alguma técnica de relaxamento ou meditação – estas técnicas te ajudam a ter autocontrole e são capazes de reverter o processo fisiológico que causa e mantém a ansiedade. Aprenda a relaxar acessando o link técnica de relaxamento

05 Pratique atividade física regularmente – os neurotransmissores liberados durante a atividade física conseguem causar um estado geral de relaxamento e de te tornar mais resistente a ansiedade. Funciona como uma espécie de prevenção da ansiedade.

06 Tenha um hobby – o efeito é parecido com o da atividade física. Se concentrar em algo que você gosta e te faz parar de pensar nos problemas também te protegerá e diminuirá a ansiedade. E quando estiver ansioso, praticar o seu hobby pode ser uma boa forma de afastar os sintomas.

Texto de Rosimeire Oliveira (Psicóloga)

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