QUANDO DEVO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

Não há uma regra ou um momento específico na vida para que um psicólogo seja procurado. Ao contrário, a ajuda do psicólogo deve ser buscada nos momentos em que o paciente realmente a deseje, considerando que todos nós precisamos do olhar do outro para nos conhecer e nos desenvolver.

É muito comum ouvirmos que “quem procura psicólogo está louco”. Na verdade, este tipo de fala esconde, ao mesmo tempo, o desconhecimento e o medo que as pessoas têm de enfrentar uma situação absolutamente nova e desconhecida.

A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc.

A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

Desconhecimento porque o psicólogo pode, sim, ajudar a todos aqueles que sofrem as dores da alma. E medo porque certamente está é uma situação nova e desconhecida que gera ansiedade naqueles que a vivenciam. Além disso, este tipo de afirmativa aponta para o estigma da “loucura”, algo que foi sendo construído ao longo de nossa história cultural.

Assim, é importante desmistificarmos este esteriótipo infundado. Afinal de contas, todos nós temos nossas angústias e dores, e olhar pra elas pode ser um passo importante rumo ao nosso crescimento emocional.

Fale Conosco
Ismael dos Santos – Psicologia Clínica
(66) 9212-7491

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *